Piauí poderá ter Zona de Processamento de Exportação

Os municípios de Pavussu e Eliseu Martins, no Piauí, poderão sediar uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), caso seja aprovado projeto do senador Ciro Nogueira (PP-PI), que entrará na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O PLS 468/2011 autoriza o Poder Executivo a criar a ZPE, uma área de livre comércio destinada à instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem exportados. Segundo Ciro, a Zona de Processamento de Exportação permitirá o desenvolvimento econômico de grande parte do interior do Piauí a partir da instalação de plantas industriais, que deverão gerar emprego e renda para diminuir o desequilíbrio social e regional.

Pavussu e Eliseu Martins estão localizadas no início do trajeto da ferrovia Transnordestina, que ligará o interior do Nordeste aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. Dos 1,7 mil quilômetros que a ferrovia terá quando concluída, 420 quilômetros ficam no Piauí.

“A ferrovia permitirá o escoamento da produção nordestina a custos mais baixos que os praticados no transporte rodoviário, o que proporcionará a exportação de produtos provenientes da ZPE a preços competitivos”, afirmou o senador na justificativa do projeto.

Atraso

A construção da Transnordestina começou em 2006 e deveria ter sido finalizada em 2010. Hoje, no entanto, apenas um terço do trajeto foi concluído e as obras estão praticamente paralisadas, afirma Ciro Nogueira.

O projeto relatado por Elmano Ferrer (PMDB-PI) já foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) e será votado na CAE em decisão terminativa. Se for aprovada e não houver recurso para votação em Plenário, a proposta seguirá para a Câmara dos Deputados.